Internet Justa – Tudo que você precisa saber sobre o limite de franquia para a Banda larga.

A anatel regularizou o limite de franquia para banda larga. Resumindo, permite as operadoras que cortem ou reduzam a velocidade de sua conexão ao atingir a franquia.

Abaixo tem diversos vídeos feitos por youtubers explicando um pouco sobre este problema e links para petições contra este abuso.

 

Para combater isto, vocês podem assinar petições contra este limite:

– Para participar de uma petição enviada ao Senado, clique aqui: https://goo.gl/gLXwVU

– Para participar de uma petição feita pelo Avaaz, clique aqui: https://goo.gl/54NMXn

– Quer reclamar com o Procon da sua região? Veja os contatos aqui: http://goo.gl/c5G1mz

 

O texto abaixo peguei do vídeo do canal dos CastroBrothers

Está sem ideia de como reclamar? Aqui vai uma sugestão de mensagem:

Por meio desta mensagem, eu, NOME, CPF, IDENTIDADE, venho registrar minha indignação diante da mudança na cobrança de planos de internet fixa anunciada pelas companhias Vivo, NET e Oi. A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos e tem o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet, ampliando a margem de lucro das empresas em questão.

As mudanças anunciadas são incompatíveis com a realidade do nosso país, seja pelos planos apresentarem valores altíssimos para o padrão de renda do brasileiro (ainda mais em um contexto de recessão), seja pelo limite dos pacotes de dados serem bastante aquém da demanda do consumidor brasileiro. Conforme consta em levantamento encomendado em 2014 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, atualmente a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pela nossa população, sendo utilizada tanto para o acesso ao conhecimento, quanto para lazer e fomento de negócios. Portanto, a conduta das companhias em questão representa um entrave tanto a democratização da informação quanto ao desenvolvimento da nossa economia.

Além disso, as empresas citadas representam boa parte da cobertura de internet do Brasil e, em diversas localidades, não há alternativa para o consumidor insatisfeito com os padrões de cobrança anunciados. Diante deste cenário, tal prática adotada em conjunto passa a configurar a existência de um cartel – o que é considerado ilegal pela Constituição Brasileira. Aceitar essa mudança sem que ela seja submetida a ampla discussão representará um grande retrocesso no nosso país.

Atenciosamente,

—————————————-­——-

– Lista das empresas que não limitarão o tráfego de dados:
https://goo.gl/MrA5cP

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Leave a Comment.